INSTALAÇÃO

CASULO

Atelier do Rossio, Cristina Baccari, Vanda Rodrigues



Local | Pátio sobre o funicular

Subordinado ao tema Lugares Invisíveis, a quarta edição dos Jardins Efémeros contará com a instalação da peça arquitectónica intitulada CASULO, que fará uma apologia ao tema da metamorfose e ao período de libertação dos seres.

A ideia conceptual do desenvolvimento do projecto parte da imagem que todos temos de um casulo. O casulo é o abrigo e protecção que alguns seres vivos criam para fazer o estágio inicial da vida até à sua metamorfose. Dentro do casulo acontece um processo de evolução e no fim todas as espécies apresentam uma versão mais positiva e ajustada à nova realidade da vida. Vida esta que se pretende inclusiva, socialmente integrada, autónoma e em plena liberdade. Pensando na clausura e na exclusão a que as pessoas estão sujeitas, na falta de liberdade e autonomia, o Atelier do Rossio, Cristina Baccari e Vanda Rodrigues criaram uma peça inclusiva e partilhada. O “Casulo” tem a pretensão de ser o involucro dentro do qual aconteçam estas relações de proximidade de partilha e, no fim, uma bonita metamorfose.

A peça agrega na sua concepção várias áreas criativas e sociais. A edificação da mesma, localizada num não-lugar da cidade (no topo do funicular) conta com a intervenção de vários grupos institucionais do distrito de Viseu. Através de parcerias com instituições, a comunidade que lhes estão afectas colaboraram de forma activa na construção de 10 mil elementos em papel, através da realização da técnica de origami, que é parte da cobertura integrante da peça. 

“Densidade certa de pessoas

Existe um efeito recíproco entre as pessoas e as coisas. É com isto que nos identificamos enquanto arquitectos. Existe a magia das coisas reais que nos levam a pensar sempre de forma diferente. A arquitectura parte sempre deste contacto directo com as pessoas, com as suas diferentes realidades e preocupações diárias. Pensámos no casulo como um espaço que integrasse todas estas pessoas em volta de um acontecimento único e irrepetível. Tomámos a quantidade certa de aço e uma outra quantidade de fios de lã e juntámos ainda o rigor dos origamis de forma a fechar o casulo. O que mais podemos desejar? Precisamos desta densidade certa de pessoas para construir a peça juntos.”

Álvaro Pereira


Um projecto com a comunidade com a participação das instituições:

APCV (Associação de Paralisia Cerebral)

ACREDITA, Instituição particular de solidariedade social

APPDA (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo)

ASSOL (Associação de Solidariedade Social de Lafões)

AVISPT 21 (Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21)

Balsa Nova-Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa

Estabelecimento Prisional de Viseu

Fundação D. José da Cruz Moreira Pinto

Fundação Mariana Seixas

Lar S. José

Lar Escola Santo António

Lar Especializado Casa da Agueira

Lar Santa Teresinha

Lar Viscondessa São Caetano (Valência da Santa Casa da Misericórdia de Viseu)

Residência Lar Viso Norte

Residência Rainha D.ª Leonor (Valência da Santa Casa da Misericórdia de Viseu)

Projeto Escolhas Acertadas

União das Freguesias de Viseu

Tempo XL (Animação Sénior)


Ficha técnica

Documentário | Two Play

Iluminação | Entre Led


Apoios

Serralharia Paulino Pinto Loureiro


Agradecimentos

Cristina Azevedo, Esperança Ribeiro, Emília Martins, Maria João Amante, Lia Araújo, Paula Xavier, Rosina Fernandes, Sara Felizardo, Susana Fonseca, Elisabete Magalhães, Marta Pinto, Beatriz Granja, Maria Cardoso, Marta Tojais, Martina Cardoso, Inês Brito, Inês Cardoso, Catarina Neves, Cristina Fonseca, Ana Rita Martins, Tânia Rodrigues, Carla Reis, Sandra Pereira, Ana Patrícia, Sandra Lopes, Sílvia Gonçalves, Andreia Alves, Cristina Ferreira, Margarida Henriques.