ARTE URBANA

SITUS INVERSUS

Liliana Rodrigues



Local | Rua Alexandre Herculano, 43

Situs Inversus

É uma condição congénita onde os órgãos do tórax e abdómen estão localizados em posição oposta à que seriam normalmente encontrados. É um coração que surge numa empena.

Trata-se de um projecto criativo na empena do número 43 da rua Alexandre Herculano - uma das artérias mais importantes da cidade de Viseu. A ilustração “semi-científica” de um “coração humano apertado” que ocupará parte da empena, pretende alertar para um tema na ordem do dia da discussão da cidade, os vazios urbanos. Estes constituem espaços não edificados no interior de uma cidade, que resultam da transformação dos usos urbanos. Neste caso, trata-se de uma empena pintada de branco de 19m de altura que confronta num primeiro plano com um terreno vazio onde nada acontece, e num segundo plano com a rua do Comércio - ligação importante ao centro histórico. Esta empena acaba por ser algo invisível, que não constitui cidade, mas tem um grande impacto visual para quem desce o centro histórico. O objectivo da intervenção é, assim, torná-la visível. É, através da escala, tornar este pequeno vazio urbano, esta empena invisível, um marco em Viseu. É fazer pensar quem visita os Jardins Efémeros, quem visita a cidade e quem vive nela.

Liliana Rodrigues | 25 anos, cresceu a olhar para os Alpes e vive hoje a olhar para o Caramulo. Aprendeu a andar de bicicleta na varanda de um bloco de betão. Foi castigada desde os 6 anos pelo irmão mais velho para desenhar “coisas” com volume. A única certeza que tem para além da morte é odiar Coldplay.