DOC ARQUITECTURA
Nada a fazer?
Ver programa completo na rubrica Arquitectura
DIA 11 | A Casa e a Cidade - Episódio 6 “Cidade depois da Cidade”
Duração: 26’’
Sessões: 18h30 e 22h00
Ideia original: Ana Tostões
Coordenação Científica: Ricardo Carvalho e Nuno Grande
Realização: Graça Castanheira
Encomenda da RTP2 em Parceria com a Ordem dos Arquitectos
Produção: Pop Filmes
Este episódio aborda a evolução do espaço urbano português após a instauração do regime democrático em 25 de Abril de 1974. O arquitecto Manuel Salgado e o geógrafo Álvaro Domingues descrevem-nos essa relação, simultaneamente profícua e perversa, entre a recente urbanização do território e a democratização do seu governo. O debate sobre o “direito à cidade”, reivindicado por populações e arquitectos durante o PREC – no programa SAAL –, dá lugar, já na década de 80, a uma gestão urbana de raiz tecnocrática e apoiada na “miragem” dos fundos de coesão estrutural atribuídos pela Comunidade Europeia. O território português é, a partir de então, marcado pela infraestruturação rodoviária, pela fixação de novos centros de serviço e de consumo, e pela realização de operações e eventos lúdico-turísticos que arrastam, atrás de si, uma urbanidade difusa sem identidade ou limite precisos. Esta é, pois, a cidade que resulta do fim da cidade canónica, tal como a conhecíamos até aqui.
DIA 12 | A Casa e a Cidade - Episódio 2 “O Bairro”
Duração: 26’37’’
Sessões: 18h30 e 22h00
Ideia original: Ana Tostões
Coordenação Científica: Ricardo Carvalho e Nuno Grande
Realização: Graça Castanheira
Encomenda da RTP2 em Parceria com a Ordem dos Arquitectos
Produção: Pop Filmes
Este episódio aborda o sentido do "bairro" nas suas relações com a cidade e com o habitar. O bairro é o lugar onde a casa começa na rua. Mas será o bairro uma entidade ainda hoje apreensível nas novas expansões urbanas? Inês Lobo é a arquitecta convidada.
DIA 13 | Alastair Parvin: Architecture for the people by the people, TED Talks
Duração: 13’11’’
Sessões: 18h30 e 22h00
TED Conference, 2013
O arquitecto Alastair Parvin apresenta uma simples, mas provocante ideia: e se, ao invés de serem arquitectos a criar edifícios para aqueles que podem pagar as suas comissões, os cidadãos comuns pudessem projectar e construir as suas próprias casas? O conceito é a base de Wikihouse, um kit de construção de código aberto que significa apenas que qualquer pessoa pode construir uma casa, em qualquer lugar.
DIA 14 | Projecto “Cuarto Revelado” - Recetas Urbanas e Remsa
Duração: 13’03’’
Sessões: 18h30 e 22h00
O estúdio Receitas Urbanas desenvolveu uma ideia inovadora: converter dois módulos pré-fabricados, fornecidos pela Remsa, no projecto "Cuarto Revelado”, com a intenção de criar um espaço dedicado à arte e à criatividade. Pode ver este projecto desde a concepção até à execução.
DIA 15 | Young Spanish Architects: Basurama from Madrid
Duração: 22’58’’
Sessões: 18h30 e 22h00
OAF POP-UP: Young Spanish Architects, Oslo Association of Architects
Edição e Curadoria de Ethel Baraona Pohl.
Desde 2008 que os arquitectos têm sido forçados a repensar a sua prática e o seu papel, a fim de fornecerem continuamente respostas para uma situação nova e em constante mudança. No clima económico e político espanhol actual surgiu um novo tipo de "arquitectos" através dos chamados 'colectivos'. Os colectivos são diversas profissões em estreita colaboração: arquitectos, geógrafos, sociólogos, advogados, etc. que trabalham juntos num estágio inicial de identificação e resolução de projectos e captação de recursos para os trabalhar. Surgiu assim um novo tipo de projectos em pequena e grande escala, essencialmente como resultado da crise, que são em grande parte baseados no conceito de "arquitectura não solicitada" e derivada da filosofia “Do It Yourself”.
DIA 16 | InSitu
Duração: 14’34’’
Sessões: 18h30 e 22h00
Laboratório de Intervenção em Arquitectura, organizado pelo CEACT (Centro de Estudos Cidade e Território) da UAL e pelo Vitruvius FabLab do ISCTE.
Coordenação: Filipa Ramalhete, Pedro Campos Costa e Alexandra Paio
Organização: Sérgio Silva e Bárbara Varela.
Este vídeo mostra um workshop em Torrão (Almada) com os alunos orientados por vários tutores, como os A+ LBY Architects, Argot + 1/2 Atelier, Atelier Base, Ateliermob e os Like Architects. A intenção é levar aos alunos a vertente mais prática da construção e, neste caso específico, num território com alguns problemas do ponto de vista do planeamento, numa realidade de arquitectura de cariz espontâneo.