GRAVAÇÕES SONORAS DE CAMPO

PORMENORES SONOROS DA CIDADE

por Luís Antero



Público-alvo | Todos

Descrição | Oficina de iniciação a gravações sonoras de campo, fornecendo aos participantes as bases teórico-práticas sobre este universo. Desenvolvimento desta técnica de gravação, a partir de 4 fases distintas e complementares:

Aprender - Enquadramento Teórico (notas históricas sobre gravações sonoras de campo/paisagens sonoras e principais nomes ligados a este universo)

Escutar - O Objecto Sonoro e o (seu) Espaço (passeio sonoro por algumas ruas/zonas da cidade; escuta criativa; análise sonora para posterior gravação)

Gravar - Técnicas de Gravação (noções práticas de gravação, incluindo gravação binaural, close miking, facilidades e dificuldades no processo de gravação sonora de campo, etc. e trabalho de campo)

Editar - Técnicas de Edição Sonora (com recurso a software livre de edição sonora)

Duração | 180’

Nº de participantes | 6/sessão

Sessões | 2

Horário | Sessão I - 12 de Julho - 10h00 às 13:00 e 15h00 às 18h00 ; Sessão II - 13 de Julho - 10h00 às 13h30*

*esta sessão só ocorrerá se todas as vagas do dia 12 forem preenchidas.

Local | Biblioteca do Museu Grão Vasco



Luís Antero | Licenciado em Estudos Artísticos. Desde 2008 desenvolve um trabalho de recolha e documentação do património imaterial sonoro das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo e que pode ser acompanhado através dos sites luisantero.yolasite.com e sonsdealvoco.yolasite.com. É curador da netlabel Green Field Recordings (greenfieldrecordings.yolasite.com), dedicada exclusivamente à edição online de trabalhos sonoros com base em gravações sonoras de campo e do programa de rádio O Coleccionador de Sons (ocoleccionadordesons.yolasite.com) emitido na Rádio Zero e na Rádio Universidade de Coimbra, entre 2009 e 2013. Foi artista convidado e um dos responsáveis pelas gravações do projecto Sons do Arco Ribeirinho Sul, na cidade do Barreiro, e director artístico do Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra.