INSTALAÇÃO

ENTRE ADUELAS | #2 Reinterpretação

Atelier do Rossio e Comissão Vitivinícola da Região do Dão



Local | Rua Formosa

Inspirada na actividade vitivinícola e cultura popular, esta instalação criada em 2013 para os Jardins Efémeros, voltará para o espaço público reinterpretada.

Sob o tema “o invisível” a organização dos JE lançou o desafio ao colectivo de arquitectos “Atelier do Rossio” de fazer uma reinterpretação da peça “Entre Aduelas” realizada para os JE 2013. Desta vez, a tónica está na criatividade sobre a matéria, reforçando o valor da criação artística e arquitectónica. Assim, o colectivo de arquitectos estará presente na quarta edição dos JE com a peça Entre Aduelas#2 – Reinterpretação, mostrando com a CVR do Dão um dos melhores produtos da região, o vinho do Dão.

“Partindo dos pressupostos base intrínsecos à construção da peça ENTRE ADUELAS, surgiu a vontade de lha dar uma nova vida. O alinhamento geométricos que a peça possuía dá lugar a um percurso mais sinuoso e dinâmico, provocado pela desfragmentação da mesma em vários módulos que se apropriam da rua. Esta separação por módulos oferece mais privacidade aos produtores de vinho na promoção do vinho e da região do Dão. Para além da sua desfragmentação, os módulos possuem um plano vertical acoplado a uma das suas extremidades criando um jogo de percursos visualmente estimulante.”

Atelier do Rossio