EXPOSIÇÃO DE DESENHO E FOTOGRAFIA

FORMAS LIMPAS

Paula Magalhães e Nicolau Tudela



Local | Casa da Farmácia Pinto, Largo Pintor Gata

“Parte do tema “Invisibilidade e Silêncio”, com vista ao desenvolvimento de um trabalho de base projectual que resultasse numa exposição. Os resultados obtidos durante a implementação do projecto são apresentados em conjunto. O projecto tem como objectivo compreender a relação entre o silêncio e as formas, a partir da análise dos sanatórios abandonados do Caramulo e árvores despidas, sobretudo, na reinterpretação da noção de invisibilidade e silêncio. Os sanatórios são espaços arquitectónicos que, actualmente, surgem do esquecimento, ou seja, trata-se de uma “escrita” em que as marcas foram apagadas pelo tempo e que, partindo do desconhecimento, teimam em querer deixar pistas. Atentos a cada forma, a cada recanto, como se fosse a primeira vez que as víssemos, convidamos o espectador a ser viajante, sentir o movimento, compreender que viajar através do silêncio é entrar numa câmara insonora para sentir o inaudível, o funcionamento do sistema nervoso e a circulação do sangue. Viajar invisível através do silêncio é então, sentir que se está vivo."

Paula Magalhães

Nicolau Tudela


Nicolau Tudela | Nasceu em 1961, em Viseu. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBAUL). Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. 1986/87, exposições nacionais e internacionais, entre os quais Viseu, Porto, Lisboa, Madeira, Moscovo, Buenos Aires, Luxemburgo etc. Representado em coleções particulares, CGD (Lisboa), Museu Grão Vasco (Viseu), Montepio Geral (Lisboa). Pertence aos quadros da Radiotelevisão Portuguesa. Criativo, Departamento de Imagem Gráfica da R.T.P. Professor adjunto convidado na ESEV, na área Artes Plásticas e Multimédia.

Paula Magalhães | Nasceu em Viseu, em 1976. Mestranda em Fotografia - Conservação no Instituto Politécnico de Tomar, pós graduada em Multimédia para Educação pela Universidade de Aveiro e licenciada em Educação Visual e Tecnológica pela Escola Superior de Educação, Instituto Superior Politécnico de Viseu. Técnica Superior do Departamento de Comunicação e Artes da ESEV onde leccionou unidades curriculares de fotografia, gravura e serigrafia. Desde 1996 desenvolve, na mesma instituição, trabalho na área dos audiovisuais e multimédia. Colaborou em trabalho de curadoria e comissariado de exposições na própria instituição. Participou com trabalhos da sua autoria em exposições de fotografia, gravura e escultura/instalação. Desenvolve trabalho na área da imagem, vídeo, fotografia e, mais recentemente, na área da gravura.