CINEMA DE ANIMAÇÃO

LUGARES ANIMADOS

por Graça Gomes



Público-alvo | Nível I – 4 > 9 anos | Nível II – a partir dos 10 anos


Descrição | O cinema de animação pode ser um dispositivo de intervenção lúdica e pedagógica, em que a metodologia de trabalho proporciona a reflexão e a criação artística, neste caso, utilizando a técnica de animação stop-motion. Vamos criar um espaço e um momento em que os participantes da oficina possam construir e criar um pequeno filme de animação colectivo. A partir de vários elementos gráficos (desenho, fotografia, plasticina, animação de objectos reais e corpo humano, etc.) vamos, em conjunto com os participantes, realizar pequenas sequências de animação. No final de cada oficina poderemos ver um pequeno filme, resultante do trabalho do grupo. As filmagens da animação estarão a ser projectadas em simultâneo durante a oficina.

“…a cidade não conta o seu passado, contém-no como as linhas da mão, escrito nas esquinas das ruas, nas grades das janelas, nos corrimões das escadas, nas antenas dos para-raios, nos postes das bandeiras, cada segmento marcado por sua vez de arranhões, riscos, cortes e entalhes.” Excerto de “As cidades invisíveis” de Italo Calvino.


Duração | 120’

Nº de participantes | 12/sessão

Sessões | 4

Nível I – 2 sessões

Nível II – 2 sessões

Horário

Nível I – 12 e 19 Julho - 11h00 às 13h00

Nível II – 13 de Julho - 11h00 às 13h00 e dia 20 de Julho – 16h00 às 18h00

Local | Sala Incubadora, rua do Comércio, 112


Graça Gomes | Trabalhou como animadora em várias curtas de animação de autor (“Salteadores” e “Fado Lusitano” de Abi Feijó, “Novo Mundo” de Jorge Neves e António Antunes, “Vitinho” de José Maria Pimentel). Realizou várias curtas de cinema de animação para as séries televisivas “Rua Sésamo” e “Jardim da Celeste”. Autora e realizadora da série “Brincarolas” é, desde 1999, formadora no projecto “Cinema para as escolas” do Cine Clube de Viseu. Realizou, também, oficinas e workshops de cinema de animação com outras associações e instituições (Cine Clube de Faro, Palha de Abrantes, Cine Clube de Vila do Conde, etc.).