VISEU CIDADE INVISÍVEL

A ARTE DAS INVISIBILIDADES DA CIÊNCIA

por Marlene Barros | Universidade Católica Portuguesa



Público-alvo | Todos

Descrição | Apresentação do vídeo e da exposição dedicada às invisibilidades da Ciência.

Entrada Livre

Duração | 90’

Horário | 12 a 20 de Julho – 18h00

Local | Largo António José Pereira, nº 24 e 25 (atrás do Museu Grão Vasco, casa das janelas manuelinas)



Marlene Barros | integra o Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Este projecto resulta de uma parceria entre a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu, a Artspazios e instalações artísticas de Mariano.



----------------------------------------



VISEU CIDADE INVISÍVEL

A Cidade de Viseu encontra a Ciência

Cardo, Queijo Serra da Estrela, saliva e diagnóstico molecular, uma realidade... visível.

Ciência, uma arte para descobrir o invisível!

Quando foi a última vez que viu o invisível? Os investigadores procuram a realidade invisível, diariamente. Ter a capacidade de ver, entender, desenhar experiências, criar, mas também recriar, são as “artes” utilizadas pela ciência para produzir conhecimento e encontrar novas soluções ou novos produtos com aplicações de índole mais específica ou generalizada.

E quando a ciência e a tradição se cruzam nos momentos da cidade e se descobrem mutuamente, em simbiose? Desse encontro pode surgir a tradição reabilitada, renovada, inovada ou... recriada numa perspetiva de futuro assente no legado da tradição?

As conversas com os cientistas que estudam as invisibilidades do funcionamento de organismos utilizando ferramentas computacionais e outras vão mostrar como também se pode “ver” na saliva... a Saúde!

Convidamo-lo a ouvir e a ver a ciência num local... insólito, carregado de história, de cultura e arte e que ficará repleto de sabores e saberes para que possa também degustar e provar a ciência.