PERFORMANCE

102 YEARS OUT OF SYNCH

Mikhail Karikis



Local | Claustro grande do Museu Grão Vasco

Horário | 12 de Julho – 21h30

Duração | 45’

102 Anos fora de sincronia é uma nova performance audiovisual de Mikhail Karikis que explora a ligação intensa entre a invenção da produção de energia sustentável, o primeiro filme italiano e o imaginário sonoro do Inferno. O trabalho ocorre na zona geotérmica italiana de Larderello, no Vale del Diavolo, na Toscana, onde a primeira e uma das maiores oficinas de energia eléctrica do mundo está baseada. Uma lenda local afirma que, no século 14, Dante visitou o local e inspirou-se na sua geologia para escrever o seu famoso poema épico Inferno. Inúmeras representações visuais do Inferno foram inspiradas pelo Inferno de Dante e sem o saber, referindo-se a Larderello, incluindo o primeiro filme italiano homónimo feito em 1911 por Giuseppe de Liguoro. Tanto nas pinturas do Inferno como no filme italiano, no entanto, o Vale del Diabolo permaneceu mudo.

Nesta performance, Mikhail Karikis refaz os passos de Dante, na tentativa de ouvir o que o poeta pode ter ouvido. O artista visita o lugar para gravar os seus sons geotérmicos voláteis e os ruídos industriais que marcam a paisagem sonora local contemporânea. Combinando imagens recentes e técnicas de vocais estendidas, a performance 102 Years Out of Synch procura recriar a lenda, a arqueologia industrial, a ressonância subterrânea e o imaginário sonoro do Inferno.

Mikhail Karikis | Artista de origem grega baseado em Londres que trabalha internacionalmente. Conhecido pela sua exploração da voz e noções de comunidade, o seu trabalho em vídeo, instalações de som, arte performativa, fotografia, é abraçado por museus e salas de concerto. Karikis exibiu na 19 ª Bienal de Sydney (2014), na Tate St Ives (2013 ), Manifesta 9 (2012) e na 54ª Bienal de Veneza (2011). Mostras recentes a solo incluem Children of Unquiet no Villa Romana, Florença, Itália (2014) e na Galeria Eduardo Fernandes, São Paulo, Brasil (2014). Karikis é também um investigador da Universidade de Brighton, Inglaterra.