CONCERTO

CORO SÉNIOR DA FUNDAÇÃO MANUEL ANTÓNIO DA MOTA



Local | Praça D. Duarte

Horário | 20 de Julho - 19h30

O Coro Sénior é um projecto com uma forte componente social e solidária, idealizado no ano de 2012 pelo programa ARTES da Fundação Manuel António da Mota, no âmbito da celebração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e do Diálogo Entre Gerações. Envolveu um total de 45 participantes seniores, aposentados ou integrados em centros de dia, sendo atualmente composto por 35 participantes.

A aposta no coro com estas características pretende salientar a importância que a música tem na integração do indivíduo em sociedade, possibilitando oportunidades de comunicação entre os membros de diferentes comunidades, tendo-se revelado muito mais do que uma mera estratégia de terapia ocupacional.

O Coro Sénior apresenta-se com um repertório disfuncional: o rock, o pop e a canção portuguesa, misturam-se numa amálgama de canções já pertencentes ao círculo de referências nacionais. Sob a orientação de Jorge Queijo e Tiago Oliveira, as versões tratadas adquirem uma certa dose de humor, contrariado o pressuposto de que a comunidade sénior apenas tem lugar em formações clássicas ou religiosas.

A originalidade e o risco assumido na escolha de um reportório pouco habitual conduziram a que os resultados obtidos nas atuações públicas fossem surpreendentes, recebendo aplausos unânimes e culminando invariavelmente em reações emocionalmente fortes.

Para os Jardins Efémeros 2014, o Coro Sénior da Fundação Manuel António da Mota preparou um concerto de homenagem a António Variações para assinalar o 30º aniversário da morte deste singular músico, apresentando um reportório composto unicamente pelas suas canções intemporais.