CONCERTO

NORBERTO LOBO



Local | Casa dos Sons, Largo de S. Teotónio

Horário | 19 de Julho - 23h00

Nascido em 1982 em Lisboa, Norberto Lobo é já uma das principais figuras da música nacional deste início de século, assim como um dos músicos portugueses que tem alcançado mais reconhecimento fora de portas, particularmente nos últimos três anos. Fala Mansa em 2011, veio confirmar as expectativas de que estávamos perante um caso sério no que respeita à música acústica nacional, já depois dos bem conseguidos Mudar De Bina (2007) e Pata Lenta, disco de 2009 com que iniciou a sua carreira na editora Mbari.

O seu mais recente Mel Azul, quarto registo de estúdio, foi considerado um dos melhores álbuns nacionais de 2012 pelas principais publicações e pelo mundo online da especialidade, com destaque para o prémio de disco do ano da revista Time Out Lisboa.

A guitarra acústica do músico lisboeta é a figura de destaque nas suas composições que, podendo variar entre um estilo mais bluesy e introspectivo sem nunca sair da mesma esfera intimista, já têm para si reservadas um lugar de destaque como parte da melhor música nacional feita na última década.

Tendo-se tornado num habitué nas listas de melhores álbuns nacionais no fim de cada ano, Norberto Lobo destaca-se também pelas colaborações com outras figuras de ponta da música nacional, como os Chullage ou Lula Pena.

Para além do uso maioritário da guitarra, os seus últimos lançamentos destacam-se igualmente pelo uso da tambura, instrumento tradicional indiano, que usa também num dos seus projectos paralelos, os Tigrala. Norman e Colectivo Páscoa são dois dos outros projectos que têm em Norberto Lobo um dos seus co-fundadores.

Naquele que foi um ano em que partilhou palco com um dos grandes vultos da folk internacional, Devendra Banhart, o guitarrista lisboeta lançou em 2013 Mogul De Jade, em colaboração com João Lobo