INSTALAÇÃO SONORA

ESTAS RUAS TÊM VOZ

Luís Antero



Local | Casa Sena, Rua do Arco

Partindo do arquivo documental sonoro das ruas do Arco e Arrabalde, assim como do Largo da Feira e zona envolvente ao rio Pavia, na cidade de Viseu, constrói-se uma instalação sonora.

Através da prática de gravações sonoras de campo (field recordings) procurou-se, em cada um destes espaços da cidade, os sons do presente, as dinâmicas sonoras do quotidiano, o movimento perpétuo dos sons, mas igualmente os sons da memória ligados a estes lugares, através do testemunho oral de quem aqui trabalha, habita ou deambula.

Nesta instalação, situada na Rua do Arco, num dos antigos armazéns da Casa Sena, através da arte dos sons, dos marcos e paisagens sonoras desta zona da cidade de Viseu, procura-se espelhar criativa e artisticamente a sua identidade social e urbana.

Luís Antero | Licenciado em Estudos Artísticos. Desde 2008 desenvolve um trabalho de recolha e documentação do património imaterial sonoro das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo e que pode ser acompanhado através dos sites luisantero.yolasite.com e sonsdealvoco.yolasite.com. É curador da netlabel Green Field Recordings (greenfieldrecordings.yolasite.com), dedicada exclusivamente à edição online de trabalhos sonoros com base em gravações sonoras de campo e do programa de rádio O Coleccionador de Sons (ocoleccionadordesons.yolasite.com) emitido na Rádio Zero e na Rádio Universidade de Coimbra, entre 2009 e 2013. Foi artista convidado e um dos responsáveis pelas gravações do projecto Sons do Arco Ribeirinho Sul, na cidade do Barreiro, e director artístico do Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra.